As vozes do AFRICANTAR se misturam às histórias de Ebomi Cici

Nesta Quinta, dia 19, o Grupo AFRICANTAR recebe a ilustre presença de Ebômi Cici, em mais uma apresentação do show Lamento da Águas, no Espaço Xisto Bahia (Barris), às 20h. Canções e histórias de África e de Orixás dão a tônica a este encontro que celebra a ancestralidade afro-descendente.

Ebômi Cici, do terreiro Ilé Axé Opô Aganju, foi por anos assistente de Pierre Verger, tendo catalogado milhares de fotos do etnólogo e fotógrafo francês radicado na Bahia. Reconhecida Mestre Griot (contadora de histórias), pelo Ministério da Cultura, seus conhecimentos e experiências são transmitidos às crianças e jovens do Espaço Cultural Pierre Verger e de escolas públicas. A palavra ebomi é de origem Iorubá e quer dizer “irmão mais velho” – utilizada para as pessoas que já cumpriram o período de sete anos de iniciação.

Lamento das Águas tem um tom de reverência à essência feminina e de valorização à negritude, ritmado por Ijexás, Agueres, Sambas e Cirandas, com arranjos especialmente desenvolvidos para a formação musical do grupo, 5 vozes, violão, percussão e trompete. O repertório passeia por composições dos Tincoãs, Antônio Carlos e Jocafi, Milton Nascimento, Edu Lobo, Roberto Mendes e Afro-Sambas. Entre as músicas, os cantores recitam orikis, poesias, louvores a Orixás femininos e apelos por um mundo mais humano. São textos livremente adaptados de autores como Pierre Verger, José João Craveirinha, Castro Alves, Reginaldo Prandi, Paulo César Pinheiro, Jorge Ben Jor, J. Velloso, Saul Barbosa, Landê Onawalê e Juracy Tavares.

Nesta temporada de Lamento das Águas, o grupo AFRICANTAR já contou com a participação especial das cantoras Ana Paula Albuquerque e Ana Mametto e dos músicos Ivan Huol e Yacoce Simões.

SERVIÇO:
Show Lamento das Águas | Grupo AFRICANTAR convida Ebômi Cici
Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Quando: 19/05, QUINTA, 20h
Quanto: R$16 e R$8 (meia)
Informações: 3117-6156

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s